Páginas

Desafio Literário 2014

Mudando um pouco do foco desse blog, gostaria de compartilhar com vocês minha experiência com a meta definida no início do ano passado: Ler 20 livros durante o ano de 2014.
Para quem estava afastada da leitura há algum tempo como eu era uma meta desafiadora, ainda mais quando se trata de uma mãe que trabalha fora e tem casa, marido e filha para cuidar no tempo que resta.

No final das contas eu acabei lendo 19 livros, fiquei super feliz pois não foi um ano fácil em vários sentidos. E em muitas vezes tive que abrir mão de alguma coisa para ter um tempinho para ler.

Longe de mim, não sou expert em leitura e não vou fazer aqui um resumo crítico e culto de cada livro que li, até porque cada um tem uma visão e gosto diferente para as coisas da vida, então talvez o livro que eu achei mais bacana não seja bom para você.

Segue minha escala de amor e ódio:

1º - O Morro dos ventos uivantes (Emily Brontë)

 

Com certeza é o livro preferido da história da minha vida, me senti como se estivesse no sec XVIII no meio de um amor doentio e letal. Não sou de ler o livro novamente, mas esse com certeza é digno de releitura. Sem mais.







2º - Razão e sensibilidade (Jane Austen)

 

 Um lindo romance de época. Duas irmãs com personalidades bem diferente (uma razão, outra emoção), e apesar das diferenças nunca deixaram de cuidar uma da outra, ambas passaram por desastrosos relacionamentos amorosos. É um equilíbrio constante entre razão e sentimento.
Razão e Sensibilidade é um perfeito exemplo de todas as relações sociais. Indicadíssimo!





3º - A lista de Schindler (Thomas Keneally)

Demorei para ler, é intenso, é doído... Ainda estou pensando muito nesse livro e em tudo que aconteceu naquele horror de guerra.
Schindler não era perfeito, tinha muitos deslizes, mas seu coração salvou muitos judeus, e quem estava na lista de Schindler estava no "paraíso". 


"Aquele que salva a vida de um homem salva a vida do mundo inteiro"

Mais de seis milhões de judeus morreram durante o holocausto, é inimaginável... mas infelizmente real. 


4º - Tess of the D'ubervilles (Thomas Hardy)

 

O único livro que li esse ano em Inglês, por isso demorei bastante. É uma história trágica da vida de uma bela camponesa e seus muitos infortúnios.
O Autor tem como característica um pessimismo irreversível, bem retratado na vida de Tess.

Um livro muito polêmico para a época que foi escrito, 1881.


 


5º - Filhos do Éden (Eduardo Spohr)


 
É ótimo, leitura agradável, é um livro que faz você querer ler mais e mais. 
Particularmente eu adoro histórias sobre anjos, batalhas celestes, dimensões astrais, porém, entre os dois livros desse autor, achei a Batalha do Apocalipse melhor.



 




6º - O Velho e o Mar (Ernest Hemingway)

 
O livro narra a luta de um velho pescador que resolve se aventurar no mar para conseguir pescar o tão sonhado peixe e acabar com a falta de sorte (84 dias sem pescar).
A história é uma verdadeira lição de vida que ensina a nunca desistir de seus objetivos, independentemente das dificuldades surgidas ao longo do caminho.
 






7º - A menina que não sabia ler (John Harding)

 
O livro começou meio chato mas foi ficando bem bom. Parece um livro fofo, principalmente pelo título, mas não é! Acabou se tornando emocionante e um pouco obscuro no final, que terminou com muitas pontas soltas, perguntas sem respostas..










8º - As Brumas de Avalon 1 (Bradley, Marion Zimmer)


Esse livro foi super recomendado, então fui ler mega empolgada....é a história da lenda do Rei Arthur sob a perspectiva das mulheres e envolve religião, magia e muitos assuntos polêmicos. 
Seria muito bom mas não sei porquê eu achei bem cansativo, não foi um livro que me interessou do início ao fim. 

Vou ler os próximos volumes esse ano para ver se mudo de opinião.




  
9º - Crianças Francesas não fazem manha (Pamela Druckerman)

 
Ela é uma Americana, casou, foi morar na França e teve seus 3 filhos lá.
Em primeiro lugar deve-se ter em mente que a nossa cultura é muito, mas muito diferente da francesa, portanto muitas coisas não dariam certo por aqui, principalmente a alimentação. 
No geral eu gostei, muitas dicas estou  aproveitando para a educação da Sarilda.
O que mais me deixou contrariada foi o não incentivo a amamentação, apesar de não ter amamentado a Sarah por muito tempo, sou defensora do aleitamento materno.




10º - Cinquenta tons de cinza (E. L. James)
 
 
Tirando o preconceito de lado, eu estava morrendo de vontade de ler, mais por curiosidade mesmo. O primeiro livro deixa uma imensa sensação de querer saber o que vai acontecer com personagem, porém essa história de Deusa interior para lá e para cá me irritou um bocado.
 






11º - Cinquenta tons mais escuros (E. L. James)
O segundo livro me deu vontade de dar um chacoalhão na Anastacia para ela realmente parar com esse negócio de Deusa interior, como ela consegue ser tão chata em alguns momentos, mas por fim o final é bacana.


12º - Cinquenta tons de libertade (E. L. James)
O terceiro livro também é bom, todo o caso Grey é desvendado, tem por fim uma explicação para o seu comportamento que envolve toda uma questão psicológica. O desfecho foi bem interessante.  


13º - Uma dose mortal (Agatha Christie)

 
A melhor escritora de livros policiais na minha opinião, não tem como algum livro dela ser ruim, entretanto esse também não é o melhor. A história é envolvente e tem um final impressionante, faz você pensar que todos são culpados menos o assassino.

 





14º - O presságio (Jonathan Cahn)
 
 
O livro tinha tudo para ser bom: revelações biblicas de 3000 anos atrás estão acontecendo nos dias atuais na Capital dos Estados Unidos. As revelações são tão precisas, com datas e eventos históricos que é chocante. A mensagem desse livro é real. Porém o que estragou foi que o autor foi muitoooo repetitivo o livro inteiro, tornando-o assim muito chato, infelizmente.
  





15º - Quem tem medo de escuro (Sidney Sheldon)

 

Suspense, a trama gira em torno do controle climático, assunto interessante, porém todos os apuros que os personagens passam ao longo do livro (e são muitos) elas conseguem se  "safar" de maneira milagrosa, ou seja, muito fantasioso.







16º - A promessa(Evans, Richard Paul)


A história é sobre a triste vida de uma mulher que sofre com desilusões amorosas e com a doença da filha, até encontrar um misterioso homem que muda sua vida. Simplesmente não gostei do desfecho, meio sem pé nem cabeça..







17º - As Neves de Kilimanjaro (Ernest Hemingway)

 

Coleção de 12 contos de Ernest Hemingway, e a maioria deles não achei muito interessante, o conto das Neves foi o melhor deles. Li porque não gosto de deixar pela metade.

 






18º - Cidade de papel (John Green)

 
Não quero dizer aqui que esse livro é ruim, mas simplesmente não faz o meu estilo, uma história muito adolescente e enrolada com um finalzinho sem graça. 







19º - O diário roubado (Régine Deforges)

 

A história de uma menina a frente do seu tempo que se vê no meio de fofocas e agressões de uma sociedade machista e preconceituosa. Esse livro também é da série que achei que não faz meu estilo.






 E o mesmo desafio continua para 2015! Simbora que ainda faltam 18 livros para ler até o final desse ano!

Um comentário:

  1. Super legal o post, Pati!
    Acho que eu estava precisando de um incentivo para estabelecer uma meta para mim... Vou começar com 15 e ver no que dá!
    Ainda tenho um gosto meio adolescente pra livro, talvez porque não tive essa fase na minha época! rsrs
    Gosto muito de livros de aventura, ficção e alguns dramas, mas me interessei muito pelo primeiro livro que você descreveu. Sempre é bom conhecer novos autores!
    Espero conseguir ler mais este ano!!

    Bjs

    ResponderExcluir

Compartilhe com a gente!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...